Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma sociedade influenciada. . . .

1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?
A anorexia nervosa, corresponde a uma disfunção alimentar, caracterizada por uma dieta bastante rígida e perigosa, dando origem a um peso abaixo do habitual. Esta doença tem consequências psicológicas, fisiológicas e sociais.
A bulimia corresponde a um ponto extremo de Anorexia.
Em resposta à 2.1 e 2.2 . . .
Nos dias de hoje, a sociedade em que nos inserimos é vítima de normas rígidas que se difundem através dos media e de muitos outros meios.
Os meios de comunicação lançam involuntariamente protótipos de ideias, beleza, hábitos.. .
A televisão tem tido um grande contributo para esta uniformização de ideias, as novelas protagonizadas por actrizes e actores com uma beleza fora do comum acabam por influenciar a forma da população se ver não só assim mas também nos outros.
As agências de modelos, impõem uma beleza ideal (modelos altas, magras e bonitas). O que faz com que a sociedade subconscientemente haja em função destes ideais.
A divulgação de produtos de beleza utiliza modelos com uma beleza fora do comum levando as pessoas a comprarem este tipo de produtos mas também a adquirirem o objectivo de ficar com uma aparência idêntica ás modelos que regularmente vêm nos seus ecrãs.
Todos estes meios fazem com que as pessoas nunca se sintam bem consigo próprias tentando sempre atingir novos conceitos de beleza.

Publicado por:
Filipe Camacho
Margarida Silva
Patrícia Galán

Tu és especial!!!

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.
Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.

Analisa cada uma das frases.
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)

“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)

“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)



Não deixes que as tendências te digam que não és especial! Tu és especial!