Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma sociedade influenciada. . . .

1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?
A anorexia nervosa, corresponde a uma disfunção alimentar, caracterizada por uma dieta bastante rígida e perigosa, dando origem a um peso abaixo do habitual. Esta doença tem consequências psicológicas, fisiológicas e sociais.
A bulimia corresponde a um ponto extremo de Anorexia.
Em resposta à 2.1 e 2.2 . . .
Nos dias de hoje, a sociedade em que nos inserimos é vítima de normas rígidas que se difundem através dos media e de muitos outros meios.
Os meios de comunicação lançam involuntariamente protótipos de ideias, beleza, hábitos.. .
A televisão tem tido um grande contributo para esta uniformização de ideias, as novelas protagonizadas por actrizes e actores com uma beleza fora do comum acabam por influenciar a forma da população se ver não só assim mas também nos outros.
As agências de modelos, impõem uma beleza ideal (modelos altas, magras e bonitas). O que faz com que a sociedade subconscientemente haja em função destes ideais.
A divulgação de produtos de beleza utiliza modelos com uma beleza fora do comum levando as pessoas a comprarem este tipo de produtos mas também a adquirirem o objectivo de ficar com uma aparência idêntica ás modelos que regularmente vêm nos seus ecrãs.
Todos estes meios fazem com que as pessoas nunca se sintam bem consigo próprias tentando sempre atingir novos conceitos de beleza.

Publicado por:
Filipe Camacho
Margarida Silva
Patrícia Galán

Tu és especial!!!

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.
Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.

Analisa cada uma das frases.
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)

“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)

“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)



Não deixes que as tendências te digam que não és especial! Tu és especial!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Para o bem de si e de TODOS!!

A história que nos foi apresentada, podia ser ficção… mas não, é realidade. E é uma realidade cada vez mais comum.
È triste que umas pessoas tenham que pagar pela falta de consciência dos outros.
Ao consumir álcool antes conduzir, não está apenas a fazer mal a si mas também aos que o rodeiam…
Actualmente já existem transportes nocturnos que levam os jovens de novo até perto de suas casas, garantindo assim a sua segurança.
Seria horrível pensar que também poderia acontecer com um membro da nossa família, morrer assim, sem culpa nenhuma.
Após ler este texto pense bem nas suas atitudes e nas suas consequências para si e para os que o rodeiam.

Para o bem de si e de TODOS!!

A história que nos foi apresentada, podia ser ficção… mas não, é realidade. E é uma realidade cada vez mais comum.
È triste que umas pessoas tenham que pagar pela falta de consciência dos outros.
Ao consumir álcool antes conduzir, não está apenas a fazer mal a si mas também aos que o rodeiam…
Actualmente já existem transportes nocturnos que levam os jovens de novo até perto de suas casas, garantindo assim a sua segurança.
Seria horrível pensar que também poderia acontecer com um membro da nossa família, morrer assim, sem culpa nenhuma.
Após ler este texto pense bem nas suas atitudes e nas suas consequências para si e para os que o rodeiam.

Se Conduzir Não Beba, para o bem de si e de TODOS


Fui à festa, mãe.
Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:
Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...
Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.
Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.
Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.
Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...
A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...
Então... Amo-te
Adeus...'

Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pandas Gigantes

Os pandas gigantes têm o pêlo preto e branco, com manchas pretas à volta dos olhos. Alimentam-se principalmente de rebentos de bambu, mas também podem comer peixes ou roedores.
Como os rebentos de bambu não são muito energéticos e existem em pequena quantiade, os pandas gigantes não hibernam.
Os pandas fêmeas dão à luz uma vez por ano. Na maioria das vezes, nascem apenas duas crias. Esta é uma das razões pelas quais os pandas se encontram em vias de extinção.
Na verdade, pensa-se que já só existam cerca de 600 a 1000 pandas gigantes no mundo.
Os pandas gigantes vivem nas encostas das montanhas da China Ocidental e do leste do Tibete.
Se não tivermos cuidao na preservação desta espécie esta poderá desaparecer. Para que tal não aconteça, devemos proteger os seus habitats tal como os seus alimentos.
Se continuarem a extinguir-se espécies tal como tem acontecido nestes ultimos anos, a biodiversidade de um ecosssitema diminuirá de forma catastrófica prejudicando não só o ambiente como também as sucessões de cadeias alimentares.

Retirado de:

http://animais-em-vias-de-extincao.blogs.sapo.pt/924.html
http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/3228.html

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Reflexão ao terceiro Axioma.

De um modo geral, o uso de recursos renováveis, deve ser inferior ou igual á taxa de reposição.
Ou seja, devemos ter em atenção a forma como gerimos estes recursos, uma vez que , embora sejam renováveis, de acordo com a nossa utilização dos mesmos, podem extinguir-se.
Actualmente, não existe consciência que o consumo excessivo dos mesmos, pode levar a graves impactes ambientais. Como diminuição da biodiversidade, dando origem a extinções de animais e plantas. Isto trás bastantes consequências para as gerações futuras.
Uma vez que as plantas que utilizamos para diversos fins (ex: curativos), e os animais (dos quais nos podemos alimentar e que podemos retirar diversas informações sobre o nosso planeta), no futuro poderão já não existir.
Desta forma é necessário conservar e utilizar do melhor modo possível os recursos renováveis disponíveis. Evitando assim a sua prévia extinção.


Aximoa de Richard Heinberg


Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

Este axioma foi mencionado (com algumas variantes) por muitos economistas e ecologistas, e é a base da "silvicultura de rendimento sustentado" e da gestão dos recursos pesqueiros de "máximo rendimento sustentável". Continuam os esforços para refinar este princípio essencial de sustentabilidade .

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Consequências do crescimento demográfico

Actualmente a taxa de crescimento natural é elevada. Se o crescimento natural continuar a evoluir a este ritmo explosivo e se a raça humana continuar a desperdiçar os recursos naturais tal como tem feito, o nosso planeta evoluirá de uma forma insustentável.
Todavia, a longo prazo algumas medidas poderão contribuir para contrariar tal situação:
- Utilização de energias renováveis;
- Diminuição da produção de resíduos urbanos;
- Evitar a desflorestação, contribuindo para a existência de mais espaços verdes( permitindo a renovação do ar);
- Controlo na utilização de energias/materias que a longo prazo se poderão extinguir.
Se não forem tomadas tais medidas, a civilização e a vida tal como a conheçmos serão totalmente alteradas, prejudicnado assim imensas vidas humanas!
Tal como diz o Axioma, se a evolução demografica continuar a evoluir tal como tem evoluido, cada pessoa viverá em cerca de um metro quadrado .
Actualmente a maior parte das pessoas não se imaginariam a viver em cerca de um metro quadrado.
Mas se não fizermos nada para travar esta dura realidade é essa a realidade que teremos de enfrentar.

O Axioma de Barlett


(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria) .

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).





http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Infanticidio como forma de sustentabilidade.

Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitos interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.

Retirado de:
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635




Na nossa opinião a cultura de um povo nunca deveria por em risco a vida de uma criança. Muito menos por motivos de sustentabilidade, uma vez que existem maneiras que a longo prazo iriam contribuir para a sobrevivência da geração. Mas infelizmente, o infanticídio é uma realidade que ainda se mantém viva.
Todavia por muito difícil que seja a subsistência de um povo é inconcebível matarem uma criança que tem tanto direito à vida como todas as outras pessoas.
Não é fácil encontrar uma solução simples e imediata para este dilema.
No entanto, uma maior utilização de métodos contraceptivos, pode contribuir para a diminuição da taxa de natalidade, não sendo assim necessário praticar o infanticídio.
A diminuição da taxa de analfabetismo contribui para o desenvolvimento do planeamento familiar.
Sensibilizar as organizações especializadas da ONU (UNICEF, FAO, UNESCO ) para que de uma forma prática forneçam uma sustentabilidade económica e promovam o bem
estar das crianças.


Margarida Silva

sábado, 23 de janeiro de 2010

Sustentabilidade o que é para nós!?!

Para nós a sustentabilidade é fazer o melhor para as pessoas, sem que isso afecte gerações futuras, a nossa ideia de sustentabilidade é a maneira como as pessoas têm de equilibrar a sua vida, por exemplo, no Haiti estão a racionar a comida por causa do sismo e todos os cidadãos recembem a mesma quantidade e essse alimento tem que servir para um determinado tempo. Sutentabilidade é saber partilhar, saber economizar, ter consciência que se só nos derem 20€ por mês temos de conseguir governar-nos só com isso, porque se gastarmos todo o dinheiro nos primeiros dias não teremos mais para o final do mês, isso é sustentabiliade.

Há variadissímos conceitos para sustentabilidade, mas o importante é preceber e sobretudo compreender porque é tão importante.

Patrícia Galán

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sustentabilidade


A sustentabilidade é providenciar o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto actualmente como no futuro.
De um modo geral , é ultrapassar as necessidades da geração actual sem afectar gerações futuras.
Tem como objectivo promover a exploração de áreas ou a utilização de recursos planetários ( naturais ou não), de modo a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente, as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
O desenvolvimento e o progresso deveria dar origem a uma melhoria da qualidade de vida de todos .No entanto, isto tem dado origem a enormes desequilíbrios. O progresso tecnológico deve servir para a melhoria da qualidade de vida das populações, mas também para minimizar os custos ambientais desse progresso, conduzindo-nos ao conceito de desenvolvimento sustentável.
Todo este progresso tecnológico e a utilização excessiva dos recursos Naturais contribui para a diminuição das reservas existentes e o aumento da produção de resíduos.
Retirado de:

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/
http://goretemendes.wikispaces.com/c)+Sustentabilidade+na+Terra">

domingo, 17 de janeiro de 2010

Kitty



A Kitty é uma coelhinha com 3 anos!!! Quando veio morar comigo tinha apenas 3 meses, na loja onde a comprei disseram-me que era um macho, por isso chamei-lhe Lucas mas depois precebi que era uma"ela" por isso chamei-lhe Kitty!!LOL
A Kitty é uma coelha muito tímida, quando alguém que ela não conhece a tenta pegar ele fica muito nervosa, por isso as pessoas dizem que ela não é muito amistosa, mas eu acho que ela é muito querida e uma grande "atleta" Xd...
....Em fim....é a minha coelhinha e eu gosto muito dela!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sheeva


Olá a todos!

Esta é a minha cadela, chama-se Sheeva.
Como podem ver pela fotografia, é uma cadela muito meiguinha.
É uma mistura de Serra da Estrela com Pastor Alemão, como eu digo, é uma SRD ( sem raça definida ) lol.
A minha cadela tinha sido abandonada, e quando vi a fotografia dela para ser adoptada, não lhe resisti!!
Vive comigo há cerca de 5 anos.
!!E é a cadela mais mimada do mundo!!
Margarida Silva

A evolução tecnológica daqui a 19 anos

Daqui até a 2029, muita coisa poderá acontecer…
Toda a realidade que conhecemos mudará completamente.
Imagino, por exemplo, a existência de computadores que não necessitem de energia eléctrica, e trabalhem com a energia solar.
Por exemplo, ao entrar na escola, em vez de utlilizarmos cartões magnéticos, para identificar as pessoas, utilizariam a pele de cada pessoa para fazer a identificação
Os telemóveis, poderiam ser totalmente por controlo de voz em vez de um teclado.
Pens, para computadores poderiam ter um tamanho minúsculo, mas com grande capacidade de armazenamento.
As consolas de jogos seriam a 3D.
O monitor dos computadores fixos, seriam toutch screen e não era necessário a utilização do clássico teclado.
Os manuais escolares, seriam virtuais, fazendo-se o Download dos mesmos na Internet. E em vez de levarmos os manuais, levava-mos os portáteis.
As pessoas com problemas visuais, em vez de utilizarem óculos, existiria uma cirurgia, em que se colocava uma lente interna nos olhos.
Ipoods, teriam controlo vocal, em que bastaria dizermos o nome da música ou do artista, e ele começava a tocar a música pedida.
Existiria também um aparelho que permitiria que falasse-mos as línguas que quisessemos.
Mas como eu disse…tudo pode acontecer.

Margarida Silva

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nós...

Ola!!!
Nós somos o
Camacho, a Margarida e a Paty.
Gostamos de música, desporto e novas técnologias... Neste blog vamos falar acerca de vários temas da actualidade.
Este blog foi criado na disciplina de
Área de Projecto por nós e pretendemos com ele colocar ao dispor de cada um os trabalhos realizados ao longo do ano tal como outros temas interessantes.